Speed 3
- Helder Teixeira
- 22 de set. de 2016
- 3 min de leitura
Uma das marcas pela qual nos aqui no Vicio nutrimos bastante respeito é a Mazda.
Por aqui gostamos bastante da Mazda porque basicamente são tão doidos como nos. Acho que os projectos mais doidos que saem desta casa são verdadeiras obras de engenharia em que o prazer de construir grandes maquinas só porque sim esta sempre na equação.

Se assim não fosse muito dificilmente veríamos coisas tão fantásticas como os Rx e os seus motores wankel que não existem em mais lado nenhum na actualidade, os motores de ciclo Miller com 5 tempos existentes nos Xedos9, os Mx, sejam eles o 3 com o seu V6, ou o 5 que se manteve sempre fiel ao conceito original de um sport car puro e duro. Enfim só uma marca verdadeiramente virada para a vanguarda e para os entusiastas é capaz de tamanhas loucuras, onde já se viu um motor de 5 tempos só porque sim.... Só na Mazda.

E é precisamente nas prateleiras da historia da Mazda que eu acho que esta o ultimo grande hot hatch vindo de terras do sol nascente, o Mazda 3 MPS.
Este é daqueles carros que eu não compreendo como é que passou ao lado de tanta gente. Discreto Q.b. este carro lançado em 06 era possuidor de uma central nuclear no lugar do motor, um 2.3 turbo capaz de o impelir dos 0 aos 100 em pouco mais de 6 segundos, 6 SEGUNDOS, isto e território de supercarro.

Mas vamos por partes, vamos então começar pela analise do mercado da altura, a concorrência. Na altura em que foi apresentado ao mercado este MPS foi equiparado maioritariamente com o Focus ST e com o Golf GTI mk 5, na verdade são bons carros, no caso do Focus e na minha opinião é mesmo um muito bom carro, mas no entanto não eram match para este MPS.

O seu pulmão com 2.3 de cilindrada e um turbo como manda a lei dizimaram completamente a concorrência dando segundo as specs dois segundos ao Golf e 1.6 segundos ao Focus, e isso e impressionante tendo em conta que o ST tem um 5 cilindros turbo emprestado pela Volvo.

Em termos dinâmicos o MPS conta também com um diff autoblocante, suspensões trabalhadas, big brakes e alguma ciência para controlar os ímpetos desta besta, por exemplo em caso de perca de tracção na frente a electrónica foi pensada para aliviar a pressão do turbo, ao contrario do normal funcionalismo do ESP que seria travar a roda que foge e criar limitações no pedal do acelerador e outras coisas do género. é um Mazda pelo que não podia ser igual aos outros.

No look, bem este é um sleeper. Poucas são as extravagancias que fazem denunciar o seu carácter de hot hatch, para os mais distraídos passa perfeitamente ao lado.
Comparado com o Golf GTI ou o ST parece-me muito mais sóbrio e insuspeito, perfeito para passar despercebido, tal como o Skoda RS que falei há uns tempos. Na minha opinião não é preciso gritar a toda gente que temos um carro rápido, estraga a surpresa.

No interior o requinte e sobriedade mantém-se, há excepção dos bancos com as linhas vermelhas e os logos Mazda speed poucos sao os itens que fogem ha sobriedade deste carro, o que o torna na minha opiniao um carro perfeito para alguem que gosta de passear com a família num track day car para estrada.


É um daqueles carros que não percebo como é que não existe um em todas as esquinas, deveria acontecer, mas o marketing alemão fala mais alto e nem com o poderio do pulmão deste Mazda e um preço muito mais competitivo este MPS, esta há altura do Golf 5, non-sense.....

É um carro para verdadeiros entusiastas da condução a brutalidade do seu motor, e o auxilio do autoblocante tornam este carro numa maquina rápida e fácil de usar, uma das ideias que fiquei nos varios ensaios que li foi que o carro é demasiado "bruto", a pergunta que eu deixo é: E isso e mau??????
Para alguns poderá ser, para nos que gostamos de brutos não será certamente defeito, é feitio...

Portanto rapaziada já sabem quem procura um hot hatch como deve ser com 10 anos ou menos este é um forte candidato, se os conseguirem encontrar.
Ate há próxima por cá, no Vicio dos Carros.
Hélder Teixeira
Comments