top of page
Buscar

My Special K

  • Foto do escritor: Helder Teixeira
    Helder Teixeira
  • 28 de jun. de 2016
  • 3 min de leitura

Ao longo dos anos uma das marcas que mais se notabilizou por fazer carros muito a frente do seu tempo foi sem duvida alguma a Lancia. Este de que vos vou falar hoje e um notório caso de estar demasiado há frente do seu tempo, quer em termos estéticos quer em termos de conceito geral do carro. Falo-vos do Lancia Kappa coupe, um brilhante carro produzido essencialmente by hand pela Maggiora para a Lancia e que muitos de nos só agora o estamos a saber apreciar.

Quem como eu anda nestas coisas dos carros há praticamente metade da minha existência, e para os mais novos se calhar mesmo antes de pensarem em carros, chegamos a uma altura em que os pequenos detalhes fazem toda a diferença.

Este carro para mim é mesmo isso, é uma maquina de detalhes bem pensados e que faz dele praticamente um one off a kind na industria automóvel, a meu ver. Eu acho que este e o coupe perfeito para um homem de requinte, e um carro cheio de pequenos prazeres e uma gama de motores muito bem escolhidos dentro do catalogo do grupo Fiat.

Desenhado pelo centro de design da Fiat o Kappa coupe é um lobo em pele de cordeiro, visto pela frente é um kappa perfeitamente normal, leia-se sedan, apreciado pela traseira a coisa e um bocadinho diferente, digamos que tem anca, um jogo de cintura que nos os latinos apreciamos bastante.

Traduzido para as míticas “specs” é mais largo na traseira, e mais curto cerca de 120mm, pode parecer pouco mas faz toda a diferença, digamos que é muito mais permissivo nos apoios em curva, da mais pica puxar pelos motores disponibilizados, principalmente pelos 5 em linha turbo de origem Fiat, e pelo v6 de origem Alfa Romeo, que foram rebaptizados para Lancia.

A este poderio no que toca aos motores temos tambem que falar no diff autoblocante de acoplamento viscoso, e suspensão independente aliada a um eixo mais largo, pequenos prazeres para quem sabe o que procurar....

Em termos de qualidade de construção este carro e um dos poucos derivados do mainstrean da produção automóvel que efectivamente era acabado by hand, a construção deste modelo foi entregue há carroceira Maggiora de Turin, responsável por este modelo e pelo barchetta da Fiat.

A opinião geral da imprensa sobre este carro era de que era muito bom com acabamentos de luxo e grande conforto, ao mesmo tempo que tínhamos os pequenos prazeres de um coupe, como os bancos desenhados pela Recaro, e a desportividade do chassis e mecanicas.

Em suma um excelente carro para conhecedores, que apreciam a exclusividade de conduzir um modelo deste género, um carro refinado e exclusivo ( somente cerca de 3400 foram produzidos). É na minha opinião um carro que envelheceu muitíssimo bem ainda nos dias de hoje consegue seduzir e marcar a diferença, sem ser espalhafatoso, um verdadeiro clássico anunciado, que ira certamente valorizar cada vez mais. É um dos que faltam riscar na minha bucket list, mas quem os tem raramente os vende...

Ate a próxima, aqui no Vicio dos carros

Hélder Teixeira, do Vicio dos carros

P.S. um pequeno aparte, há uns tempos, quando escrevi sobre os 5 em linha, um bom amigo e grande entusiasta de automóveis referenciou num comentario que não tinha falado no Kappa.

foi propositado, a minha empatia por este carro e tal que não poderia passar sem falar dele em detalhe.....


 
 
 

Comments


RSS Feed
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus
bottom of page