Irmandade do Chiante: Fiat Uno 1.4 Turbo MK2
- Eduardo Lopes
- 18 de jun. de 2016
- 2 min de leitura
Esta semana trago-vos a segunda rubrica da Irmandade do Chiante. Desta vez a estrela é um Fiat Uno Turbo MK2 muito bem restaurado e estimado pelo Christian Porreca. Originalmente comprado em 2010, a nível visual parecia estar tudo bem com ele, mas em típica tradição do acto da compra de um clássico, há sempre aqueles "podres" que insistem em ficar.
O resultado disto foi um restomod completo, onde a carroçaria foi restabelecida, os podres eliminados e o motor completo foi revisto. Algumas fotos mostram o estado em que estava.



No motor em concreto, Christian fez muitas reparações. Nota-se logo á partida um detalhe nas pequenas coisas. O tema preto/vermelho está muito presente no carro com a tubagem vermelha em silicone da SAMCO, partes do motor pintadas a preto e ainda mantendo o "palato" italiano vemos as listas cromadas, característica dos motores da Lamborghini. Para salvaguardar o motor, tem uma dumpvalve da Forge que foi reparada. Com 118cv de potência, um corte ás 7200rpm e 230km/h de top speed, é um autêntico pocket rocket.

Mas voltando á descrição desta bomba, o seu aspecto é único. Um showstopper que vira cabeças e convida a cobiça. Pintado de preto metalizado, que nas palavras do dono é "estranho", devido ao tom cinza que reluz de dia, este "diabinho" afirma-se com as letras vermelhas lendárias que definem irreverência e velocidade. Para dar um pouco de estilo, foi montado um aileron e ainda tem luzes LED na traseira.


Quantos aos sapatos, originalmente calçava uns Dunlop Sport 2000 (175/50), mas a sua aderência duvidosa fez Christian mudar para uns Firestone (175/60) mais largos e ainda reteve as fantásticas jantes de magnésio de 13 polegadas. A sua abertura revela os travões pintados de vermelho, mais uma vez um pormenor fantástico. A suspensão é Bilstein Sport e conta com molas H&R.

No interior imaculado destaca-se o trabalho de restauração feito, e mais um "miminho" com os cintos e linhas vermelhas a dar o ar agressivo e desportivo deste Uno Turbo.


Quando perguntei ao Christian os seus planos relativamente ao Uno, ele simplesmente me respondeu que "adora o carro, adora a sensação de o conduzir, a atenção que tem, e que tem intenção de o manter durante muitos anos". Não há modificações para o futuro, mas é presença assídua nas concentrações.

Para finalizar tenho de agradecer ao Christian pelas informações dadas e pela conversa agradável que tive com ele. É uma bela máquina e tive grande prazer em falar dela. Em baixo, deixo 2 videos: o primeiro é da situação actual do "bicho" e o segundo é um cheirinho do que ele é capaz.
Espero que gostem.
Comments