Icones do nosso tempo - Especial fim de ano
- Hélder Teixeira
- 28 de dez. de 2015
- 4 min de leitura
Em jeito de comemoração por este fantástico ano aqui no vicio dos carros decidi que os ícones desta semana teriam um formato especial ao jeito do fim de ano. Portanto hoje nos vicio vamos fazer um countdown dos carros essenciais a ter na minha garagem, aqueles que normalmente o gajo das barbas deveria ter adicionada a minha coleção, mas que devido há senilidade trocou por meias.
O ano esta a acabar e nos ícones tenho-vos escrito sobre aqueles carros que considero serem os carros a ter e conduzir pelo menos uma vez na vida. Foi um ano excelente na vossa companhia, foi interessante perceber quais as marcas e modelos mais apreciados, e melhor ainda perceber que não sou o único, não a olhar o céu , nas olhar para carros banais e efetivamente perceber que estão ali as relíquias que como nos envelheceram com vigor.
Dito isto avancemos então para a contagem verdadeiramente dita
Numero 10
Uma banheira made in japan o Nissan Cedric

Ha uns tempos atrás tive para comprar um carro destes, desde sempre me fascinaram pelo look de muscle car com um twist japones . Pensar que a maioria foi para empacotar tipo lata de sardinha, quando as frotas de táxis que existiam foram trocadas para mim e um pesadelo.Sim porque este era o rival dos mercedolas nas praças portuguesas, e era um carro de muito conforto, é um excelente candidato para fazer um cruiser diferente.

Numero 9
O porta aviões americano, o Lincoln Continental.

So porque este é o carro mais imponente que ja vi, um gajo perde-se nos bancos, é verdadeiramente enorme. No entanto eu sou um fã de banheiras e não sei porque este sempre me atraiu, sempre me vez lembrar longas viagens e estradas intermináveis tipo wildwest.
Next please.

Numero oito
Bem o numero 8 foi o carro da ponderação existiam vários para colocar aqui, mas o que mais se destacou foi o Sierra em qualquer versão e de preferência com um turbo grande.

Não há muito a dizer para mim e uma besta com um vestido de carro capaz de andar para a frente como muito poucos com a vantagem de ser RWD, ou seja a bicho morde. Foi um Fast Ford, very british, ou seja um hooligan depois de beber umas cervejas, traduzindo este temperamento para os carros era um modelo bastante confortável ate o provocares quando provocado era diversão pela certa...

Numero 7
O Uno turbo, o primeiro amor...

Sim o Fiat Uno foi o meu primeiro carro não na versão turbo a gasolina, mas na versão turbo diesel. Quer numa quer noutra versão é um carrinho muito engraçado de se conduzir, se bem que nas versões mk1 do uno turbo sejam as que mais aprecio, são uns motores muito engraçados com uns caracóis que fazem andar depressa, muito depressa. E como foi o meu primeiro carro óbvio que tem sempre lugar na minha garagem ideal.

Numero 6
O Alfa Romeo Sprint Veloce.
Não podia faltar um Alfa, na minha garagem de sonho alias caberiam para ai mais que muitos. No entanto tenho que limitar a coisa e o sprint veloce sempre foi daqueles que sempre me tentou... Gosto do trabalhar das mecânicas boxer e as linhas do carro são sex on wheells, mas mais um que esta difícil de acontecer, quem sabe um dia.

Numero 5
No meio da tabela temos aquele que me viciou nos caros o Opel Manta

Era o carro que o meu tinha na altura da minha infância e foi aquele que sempre ficou na minha memoria. As linhas do manta deveras esguias e fazem lembrar muito os muscle car da altura, no entanto com o twist europeu made in Opel. Mecanicamente eram brutos Q.B, capazes de causar boas sensações ao volante, mas para mim pessoalmente e das linhas que mais recordo, simplesmente badass.

Numero 4
O monstro do grupo B, o Quattro

Outro daqueles que só será meu um dia num mundo perfeito, mas é sempre bem-vindo quando quiser vir para casa. O Audi quattro na versão de estrada foi a transposição do que a Audi estava na altura a fazer nos rallys,na minha opinião e lindíssimo. E daqueles carros que diz logo ao que vem, e para andar depressa e mais nada. Na altura foi um marco na industria e a prova viva que Audi também sabe fazer bons carros, esqueceu-se foi pelo caminho....

Numero 3
Chegamos ao pódio e como não podia deixar de ser a coisa aqui torna-se pessoal de todos os carros que tive este foi o que me deixou mais saudades, o Polo G40.

Que saudades e tudo o que digo quando vejo um deste na rua, foi o carro que mais pica me deu conduzir, aquele compressor faz toda a diferença, torna o carro uma agressão aos sentidos, combinado com o peso pluma que este carro tem torna-o um brinquedo muito interessante depois das devidas mods e upgrades. Um must dos anos 90.

Numero 2
Tinha que ser, o Lancia Stratos.

E um dos meus all time favorites, o Stratos e para mim um carro único na historia do automobilismo, ele combina uma estrutura puramente pensada para rally com um motor v6 Ferrari, por si só uma ideia e conceito muito bom. Depois um grande senhor do design fez um corpo de vedeta, umas linhas masculinas, agressivas, cheias de testosterona. Isto tudo junto deu ao mundo o Stratos de estrada,um monstro dos rallys no seu mais puro estado adaptado para estrada. E quase uma certeza que dificilmente algum de nos chegara a ver um, no entanto podem tentar um kit car com motor v6 alfa, por mim já chegava.....

Numero 1
O meu carro preferido de todos os tempos o Ferrari Testarossa.
Este é o meu unicórnio, é aquele que nunca irei ter, mas que simplesmente adoro. Digamos que em todos os natais da minha infância era a altura que mais esperava a e ter um burago novo do testarrossa, coisa que aconteceu por diversas vezes visto ter nas diversas escala que existiam Depois mais tarde tive a oportunidade de andar uns metros num e foi a experiência mais maravilhosa que alguma vez tive, aquele V12 a 180º produz um som fantástico, e toda a experiência de estar no me caro de sonho foi brilhante. Para mim este e o que mais me tira do serio e exagerado em todos os sentidos e dos poucos Ferrari que gosto noutra cor que vermelho.

E pronto esta foi a lista dos meus ícones, aqueles carros que inspiraram a minha paixão por automóveis.
Este foi o ultimo post deste ano dos ícones, para o ano haverá mais, no mesmo sito e sempre a abrir a semana, aqui no Vicio dos Carros
Bom fim de ano
Helder Teixeira, no Vicio dos Carros
Comments