Diário de bordo AR33
- Hélder Teixeira
- 1 de dez. de 2015
- 3 min de leitura
Começou o trabalho...
Depois de nas ultimas semanas me ter dedicado a desmontar dois carros, esta semana dediquei os meus esforços a começar a preparar e pensar no que vou fazer com o meu Alfa 33.
Mas comecemos pelo principio, uma das minhas questões iniciais era se as cabeças poderiam ser usadas no meu motor e se teriam as mesmas capacidades do meu, por serem provenientes do 1.3. Portanto vamos começar pelo principio e analisar o problema.


Primeiro medi as capacidade das camaras de combustão existente nas cabeças do motor, e por comparaçao verifiquei que a capacidade em termos de volume era igual. É um processo simples que apenas exige uma pipeta e um liquido, de preferência agua. Começamos por garantir que as válvulas estão fechadas e vertemos uma quantidade de liquido para a camara de combustão ate estar perfeitamente cheio.
Retiramos o liquido com uma seringa, e medimos na pipeta(imagem ilustrativa). O processo repete-se em ambas as cabeças e o resultado e identico pelo que a taxa efectiva de compressão fica inalterada.
Depois temos as válvulas e neste capitulo a historia é a mesma, após serem medidas a conclusão e que são iguais.

Portanto as cabeças podem ser usadas no meu motor, good news, um dos grandes problemas esta ultrapassado, resta então ver qual das cams a ser utilizada, se as do 1.3 ou do 1.5, qual delas terá o melhor angulo de abertura de válvulas e se por terem sistemas de touches diferentes qual será a solução a usar? E aqui temos o outro desafio, vamos então perceber qual a minha escolha, primeiro vamos outra vez pegar no paquímetro,ou pai da Alice, para verificar as medidas e depois vemos, primeira analise medir o cam, aquela parte descentrada que faz abrir as válvulas, e sem muita surpresa foi verificado que o cam da vara de cams do 1.5 tinha uma diferença de quase 2mm em comparação com o do 1.3 pelo que a escolha era simples, mais e melhor neste caso.

Portanto a escolha óbvia e cabeças completas do 1.5, mas eu gosto de complicar pelo que vou tentar melhorar a coisa ligeiramente, ou seja, o sistema usado para fazer a ligação entre a vara de cams e as válvulas, as touches.


Existe uma pequena diferença nas touches entre o 1.3 e o 1.5, no 1.3 por ser um motor mais antigo ainda era usado um sistema de afinaçao por pastilha que permite afinar as folgas entre a vara de cams e as válvulas versus o mais recente sistema de touche hidráulica que afina por pressão de óleo a folga em relação a vara. A minha escolha recai em usar as touches ed afinaçao por pastilha, e porque? Muito simples por uma questão de praticalidade e melhoria.

Mas vamos por pontos, a primeira parte da escolha serem mais praticas ou seja dao menos problemas pelo facto de as touches hidráulicas terem tendência a com o uso por vezes perderem a capacidade de ajuste e ficara a cantar, nas touches de afinação fica afinado e como o desgaste e mínimo ficam sempre justas com a cam pelo que aquele eterno problema das touches esta eliminado. E depois a questão da afinação, o facto de ser um sistema de afinação por pastilha permite regular a folga e garantir o curso máximo de abertura do válvulas, traduzido em miúdos vamos outra vez a contas.... Mas primeiro tenho que desmontar a cabeça e falar com o torneiro para ver se e possível fazer o que quero.

É sexta feira la fui ter com um grande amigo que e em grande parte o meu mestre nas artes da mecanica para desmontar a cabeça toda para começar a limpeza, depois irá para o torneiro para dissipar todas as duvidas sobre a cobertura do bolo. Isto de ter amigos mecanicos tem destas coisas logo a chegada dois avistamentos de topo um Austin 1300 Gt um carro icónico de terras de sua majestade e um Datzao em estado impec ambos a reconstruir o motor e mais umas coisas boas...



E depois como sempre houve fieldtrip a uma sucata pelo meio, um paraíso para quem gosta de coisas vintage. Pelo caminho fomos conversando sber o que quero fazer e desfazer e para já possibilidade existe...

Vou tratar de limpar as cabeças, por a coisa bonita e depois falar com quem de direito para fazer o que quero nesta parte.
Até a próxima semana, por cá no Vicio dos carros.
Comments