Ícones do nosso tempo- Montreal
- Helder Teixeira
- 30 de nov. de 2015
- 3 min de leitura
Todos os que me seguem aqui no vicio ja se aperceberam que sou um adepto incondicional de carros europeus, e dentro desta vasta família que são os construtores europeus de antigamente os Alfa Romeo são aqueles que mais me tiram do serio. É irracional, para mim teem o melhor de dois mundos, estilo e poder de fogo capaz de argumentar com o que lhe atirarem para cima. Este Alfa de que vos falo hoje é dos poucos V8 do pos guerra que a Alfa fez e my god se existe alguma coisa que eles fizeram bem meus amigos este carro e isso mesmo. É um dos melhores exemplos daquilo que os italianos eram capazes de fazer quando queriam...

Nascido como um exercício de estilo para a feira mundial de Montreal no “Canunda”em 67 este modelo foi criado em tempo recorde por um senhor de nome Marcello Gandini da não menos famosa Bertone.

Tinha como base os giulia gtv e nos modelos da exposição eram mesmo alimentados por um motor do Guilia. Foram um estrondoso sucesso as linhas do concept eram literalmente sex on whells e não houve ninguém que lhe ficasse indiferente, ok talvez um ou dois alemães, mas de resto foi um enorme sucesso, o que fez os senhores importantes da Alfa e da Bertone pensarem num carro de produção baseado no concept que foi exibido em montreal. Daí surgiu um avião com o dedo de dois dos nomes maiores na construção de carros em Itália, Alfa romeo e Bertone.

No departamento do estilo a Bertone não deixou o seus créditos por mãos alheias, basta olhar para o Montreal.
Os faróis com pestanas, a silhueta do corpo, e os diversos pormenores no exterior surtem em nos, os viciados, o mesmo efeito que uma bela e voluptuosa italiana bem maquilhada, pura luxuria.

Mr Gandini done it again, e criou um dos mais exóticos Alfas que existem. Este conceito de luxuria prolonga-se para os interiores onde abunda o espaço e onde sensaçao de luxo e desportividade andam de maos dadas. É um verdadeiro coupe 2+2 feito para viajar em estilo e disfrutar dos prazeres mundanos proporcionados por esta maquina.

Ora bem dito isto a Alfa Romeo só tinha que acompanhar na secção do poder de fogo, e acompanhou e bem optando por um V8 derivado do utilizado em competição pelo Tipo 33 e na estrada pelo ferocíssimo 33 stradale, ou seja tinha bastante pulmão.

Estamos a falar de uma versão menos potente de um motor de competição portanto grande parte da tecnologia existente na versão de competição vem agarrada, portanto neste modelo temos um V8 de 2.6 litros, quad cam com cabeças hemisféricas, injeção mecanica Spica e cárter seco. Este V8 debitava tão somente 200 meninos as 6.500 Rpm, inaudito para um V8 de serie na altura.

Apesar de ter sido exótico e emitido sons que qualquer amante de carros fica instantaneamente viciado o V8, produzido em grande parte by hand, do Montreal era um motor de um verdadeiro super-carro, embora fosse dócil na rua. O chassi escolhido para lidar com este menino foi o consagrado chassi do Giulia gtv, um excelente chassis perfeitamente capaz de lidar com a potencia, e com provas mais que dadas na estrada e na pista.

O Montreal foi cerca de 5 polegadas mais longo do que um coupe 1750/2000 GTV, mas compartilhavam a mesma distância entre eixos e montavam uma versão modificada da mesma plataforma. Isso significava que tinha direção assistida de esferas recirculantes, molas helicoidais, barras de torção dianteira e traseira, braços duplos na frente e um eixo vivo lightwieght na traseira. Travões de disco ventilados eram equipados atmbem com jantes e pneus maiores para lidar com o peso e o poder do Montreal.

Com 200 cv e um peso a rondar os 1.300 Kg, o Montreal foi rápido para a sua época. Era capaz dos 0-100 em menos de 8 segundos e uma velocidade máxima de mais de 220 Km\h. Pelo que ainda pelos standards de hoje me parece bastante aceitável, não num super-carro, mas aceitáveis pelo factor cool deste maquinão....

O Montreal e um daqueles modelos intemporais, um exercício de estilo que o publico quase que exigiu e que resultou num carro intemporal, que envelheceu com muito mas mesmo muito estilo. É altamente improvável encontrar um destes carros por ai, foram produzidos em números pequenos, mas se existe um carro que tem um lugar guardado na minha garagem quando ganhar o euromijoes, este é um deles....
Helder Teixeira, no Vicio dos Carros

Comments