top of page
Buscar

Especial Back to the Future

  • Gonçalo Sampaio
  • 21 de out. de 2015
  • 3 min de leitura

Esta é uma das datas mais importantes da história. Hoje é o dia em que o Dr. Emmett Brown regressa ao futuro com Marty McFly e Jennifer Parker.

Muitos de nós antecipamos esta data com grande ansiedade, e hoje finalmente podemos comparar a realidade com a ficção de Regresso Ao Futuro II. Com certeza, ainda não temos sapatilhas que se apertam sozinhas, fornos que hidratam pizzas, aparelhos para passearem cães, camisas de duas gravatas, carros voadores ou hoverboards que realmente funcionem, mas temos tv interactiva, videochamadas, casas inteligentes, os filmes 3D regressaram e os Chicago Cubs estão perto de ganhar o campeonato. Para celebrar este dia aqui no Vício, decidi homenagear uma parte muito importante destes filmes, os carros.

Comecemos então pelo carro pessoal de Marty McFly, a Toyota Pick Up 4x4, para nós conhecida como Hilux.

Este carro surge cedo no filme, e desde então verificamos que se trata do veículo de sonho para Marty, que não se encontra em posição de o comprar. Mas isso muda no final do primeiro filme, e torna-se mesmo no seu carro.

De destacar são as jantes, as luzes suplementares e acabamentos em preto. Todos estes ingredientes fazem dela uma pick up com a qual sonho até hoje.

A seguir vem o Ford Super Deluxe de 1946 descapotável de Biff Tannen.

Preto com um interior vermelho (quando não estava coberto de estrume), este carro tinha um aspecto muito desportivo, apesar de reter uma certa agressividade digna de carro de vilão, que se verifica particularmente no segundo filme nas filmagens nocturnas. Um verdadeiro hot rod de série.

Mais luxuoso ainda era o carro de Doc Brown em 1955, um Packard Custom 8 Victoria de 1948, também descapotável. Acerca deste carro posso dizer que vinha equipado com um motor de 8 cilindros em linha que debitava 160 cavalos. Sim, 8 cilindros em linha.

A Packard vivia numa classe até acima da Cadillac, talvez fosse justo dizer que fosse uma espécie de Bentley americana. Mas aquilo que torna este carro memorável no filme é a cena em que a mãe de Marty o beija na boca, não fazendo ideia de que ele é o seu filho vindo do futuro, naturalmente. Foi aliás por causa dessa cena que a Disney recusou participar nestes filmes, dizendo que eram sobre incesto. Ok Disney, menos.

Avancemos mais um pouco para recordar a carrinha que deu origem a toda a confusão na vida destes personagens, a Volkswagen "Pão de Forma" dos terroristas líbios.

Um VW a causar sarilhos? Mais uma prova de que Back To The Future é uma trilogia de filmes visionários. E apesar de os terroristas modernos preferirem a Toyota de Marty McFly, a Pão de Forma era dos poucos veículos suficientemente lentos para ser deixado para trás por um

DeLorean, que como todos sabemos, nunca primou pela performance.

Mais uma escolha genial.

Muito mais rápido era o BMW 633 CSi do neto de Biff Tannen em 2015, que estava já equipado com um kit conversor para vôo e completamente arruinado por modificações horríveis à

carroçaria, sendo a mais evidente o facto de ser descapotável, quando este carro só foi

comercializado como coupe. Apesar de tudo, o carro foi encontrado anos mais tarde por um fã dos filmes, já em mau estado, e completamente restaurado até recuperar a sua glória

cinematográfica, o que prova que eu estou errado, e este BMW não ficou assim tão horrível

como isso.

E os táxis de 2015?

Eram Citroën DS "Boca de Sapo", o que não faz sentido absolutamente nenhum, mas é incrivelmente cool.

Provavelmente, numa sociedade cada vez mais adepta da Uber, os taxistas vão ter de recorrer a modelos mais exóticos para captar clientes, mas ainda não se verificou tal coisa. Talvez durante o dia de hoje, nunca se sabe.

Depois temos um breve momento para recordar a Ford F150 de Needles contra a qual Marty corre no final de Regresso ao Futuro III, e que merece destaque apenas por quase causar um

acidente com um Rolls Royce. O tal Rolls Royce.

E pronto, estes são os carros mais importantes de Regresso Ao Futuro, acho que não me esqueço de nenhum...

Great Scott!!! O DeLorean!


 
 
 

Comments


RSS Feed
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus
bottom of page