top of page
Buscar

Ícones do nosso tempo - Nissan Patrol

  • Foto do escritor: Helder Teixeira
    Helder Teixeira
  • 12 de out. de 2015
  • 4 min de leitura

Chegamos ao outono, e com o outono chega também uma vontade muito grande de pegar num 4x4 e fazer me ao mato e há lama. Portanto com o “tempinho” que esteve neste fim de semana o ideal mesmo era ter um espécime desta raça de bichos do mato para ir brincar na lama. Hoje nos ícones vamos então falar sobre umas cabras de monte da Nissan, o Nissan Patrol.

Hoje decidi falar sobre outro 4x4 que deixou marcas bem gravadas na memoria de todos os entusiastas com um dos 4x4 mais marcantes da historia recente. Este modelo que nos por cá tanto gostamos teve o seu nascimento em 51 e continua em fabrico ate aos dias de hoje. Nasceu como carro de trabalho no Japão e foi criando raízes por todo continente asiático, onde incluo a Austrália e tambem nos states. Era quase como os willys e desde cedo teve a sua dose de importancia, serviu para tudo bombeiros exercito e afins e popularizou-se tambem entre os civis.

No entanto, por cá, este modelo teve o seu boom nos anos 90, principalmente devido as importações. Era comum por essa altura do campeonato ver pelas nossas estradas e nao só estes modelos a fazerem aquilo para que eram feitos, serem práticos robustos e com a capacidade de ir a todo o lado, literalmente todo o lado.

O Patrol (160/260) foi um passo decisivo para a civilidade deste modelo, com ele o Patrol deixou de ter um aspecto militar, para passar para o mercado dos civis. Melhorias no espaço e conforto, melhores características de condução e de travagem e novas opções de caixa de velocidades trouxeram a Nissan de volta para a disputa contra a rápida evolução dos Range Rover e Toyota Landcruiser, os eternos rivais.

As variantes deste modelo foram imensas, quer ao nível das mecânicas quer ao nível das carroçarias e acabamentos, tornando este 4x4 extremamente versátil, no entanto as características que mais interessam a quem como eu gosta de um 4x4 com grandes doses de testosterona eram a dureza e força bruta destes modelos, por cá as mecanicas que mais conhecemos sao os 6 em linha em versões 2.8 ou 3.0 com ou sem turbo ou então os 260 que eram montados em Espanha com motores Perkins, todos a diesel. Eram uns verdadeiros monstros de potencia na altura em particular as versões turbo.

Estas características puramente machistas fizeram dele o carro de sonho para os mais aventureiros, que como e normal nos fãs mais hardcore muitas foram as ideias para melhorar a coisa, e muitas foram também as transformações a que foram sujeitos, desde as mais vulgares rodas maiores ate projetos bem mais elaborados tendo em vista o TT.

Depois de uma vida longa de trabalho e muitos sucessos, a Nissan substitui a terceira geração do Patrol por um 4x4 ainda mais robusto, era muito mais largo mais imponente mais bruto, no entanto era também muito melhor em estrada o que fez dele um sucesso. Com este modelo do Patrol, a Nissan entra decidida no mercado dos 4x4 mais luxuosos da altura, no entanto consegui dar este passo sem perder as capacidades e aspeto puro, duro e bruto exigidas pelos fãs de todo o terreno. Desde o seu início o Patrol GR, nomeadamente a versão de duas portas, atiraram a Nissan para o grande momento que os 4WD estavam a atravessar, capturando até os compradores não 4WD e gestores de frotas, bem como uma tonelada de prémios internacionais.

O GR oferecia aos compradores conforto excepcional em estrada e refinamento interior, combinado com excelente capacidade offroad, bem como um aspecto robusto, moderno, e com os devidos toques simplesmente badass. O espaço de cabine aumentou acentuadamente, enquanto lhe foram acrescentadas características de conforto incluído direção assistida, rádio, relógio e um taquímetro.

Durante a sua existencia este modelo foi sempre evoluindo, transmissão, suspensão, direção e vários melhoramentos ao nível da insonorização foram incorporados, juntamente com travões maiores e a padronização de um diferencial de deslizamento limitado e cubos de roda livre automáticos.

Eram uma verdadeira maquina, a sua mecanica 4.2 diesel era quase indestrutível, e poucos são os defeitos a apontar ao GR, acho que o único defeito e ser demasiado apelativo, toda aquela dureza fazem dele um hino há masculinidade e será certamente por isso que as suas formas se tornaram tão intemporais especialmente nas versões de 2 portas, parece um tanque, mas eu simplesmente adoro.

Embora em fabrico ate aos dias de hoje o Patrol e daqueles modelos que soube crescer e dar o salto para a modernidade sem nunca perder os pergaminhos que fizeram dele o sucesso que ainda é, foi sempre evoluído e não foi reformulado. Sim as formas mudaram mas a formula nao, nunca foi pensado em fazer um Patrol SUV, foi sempre assumidamente um fora de estrada e foi mantendo assim as suas raízes em todos os modelos. Embora o Patrol dos dias de hoje seja mais hi-tec,continua a ser notória a influencia dos GR e dos nas suas linhas e conceito, este passar de geração em geração o que esta bem feito e o que na minha opinião faz toda a diferença entre ter um Patrol ou ter outro 4x4 qualquer.


 
 
 

Comments


RSS Feed
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus
bottom of page