Plymouth XNR Ghia Roadster
- Eduardo Lopes
- 28 de ago. de 2015
- 2 min de leitura
Nesta crónica vou-vos falar de um oldie. Mas perguntam voçês: não é isso que o Vício dos Carros faz? Sim, é verdade falamos de carros antigos, contudo não costumam ser tão antigos como este.
O Playmouth XNR Ghia Roadster é um concept de 1960, desenhado por Virgil Exner com o objectivo de rivalizar com os modelos desportivos de outras marcas, nomeadamente o Thunderbird da Ford e o Corvette da Chevrolet. Contudo, enquanto esses modelos foram produzidos em massa mesmo tendo um design futurista, o XNR era demasiado avançado para os tempos que corriam.

Fabricado pela Ghia, o carro salta logo á vista. Com o seu estilo assimétrico, a entrada de ar da frente prolonga-se até ao encaixe do painel de intrumentos, assim como o descanço da cabeça se prolonga até á traseira. Falando em traseira podemos ver o X ou uma cruz, pormenor que faz homengem não só ao nome do carro, mas também ao homem que o criou. Num momento de trivia o nome deste carro é diminutivo do nome de Exner e para os olhos mais atentos, nota-se a influência do Plymouth Valiant na lateral.


O seu cockpit é bastante interessante, á primeira vista parece que o carro é um monolugar, mas por baixo da cobertura vemos o segundo assento, porque as nossas caras-metades também merecem dar uma volta não?

Quanto ao seu coração podemos dizer que não é propriamente "american muscle". Estamos a falar de um 170 Slant-Six de 2.8 litros com 250cv com especificações NASCAR. Ora, isto não faz com que seja menos awesome, com um corte invulgar ás 7000rpm e um top speed de 240km/h, para um carro da década de 60 não está nada mau.

Para terminar, as chances de possuir uma máquina destas é de escassa a nula. É único no mundo e recentemente foi leiolado pelo preço exorbitante de 935 mil dólares. Podemos sempre sonhar.
Bom fim-de-semana
Comments