top of page
Buscar

Especial - Top Cop Cars

  • Gonçalo Sampaio
  • 27 de ago. de 2015
  • 3 min de leitura

O Especial de hoje pode não parecer à partida muito relevante para nós, os cidadãos que não andam com um distintivo e uma arma no coldre, mas um bom carro da polícia é um bom carro para qualquer um. Estamos a falar de carros que são conduzidos todos os dias por várias horas a fio e muitas vezes em altos regimes, carros que levam com garrafas, pedras, pancadas de outros carros e até mesmo tiros, por isso sim, um carro da polícia é obrigatoriamente um carro muito bom. Além disso, convém que sejam rápidos.

Neste Top vão encontrar carros que foram usados em larga escala, não aquelas raridades como Lamborghinis, R8's, Imprezas ou Renaults Alpine da Gendarmerie. Estes são os carros que levam cacetada, os carros-patrulha, os carros que aparecem quando ligamos para o 112.

10. Alfa Romeo Giulia Super - Itália

Este foi um dos primeiros carros da polícia realmente bons da história. Com uma distribuição de peso maravilhosa, tracção traseira e potentes motores 1600, os Giulia eram capazes de apanhar maior parte dos carros na estrada com enorme facilidade. Na sua altura, em Itália, os carros de fuga tinham de ser Alfas Berlina 1750 e 2000, para terem hipótese.

9. Rover SD1 V8 - Inglaterra

Estes Rovers não eram exactamente conhecidos pela melhor das qualidades de construção ou fiabilidade à prova de bala, mas serviram a polícia inglesa durante uns bons anos e salvaram algumas vidas, chegando a desempenhar missões de transporte de órgãos humanos. Atingiam velocidades de ponta muito elevadas para a época e têm uma pinta surreal.

8. Dodge Monaco/Plymouth Fury - Estados Unidos da América

O carro da polícia tornado estrela de cinema e TV. A polícia norte-americana adorava estes carros, mas com a crise do petróleo, os seus motores de 7200cc tornaram-se insustentáveis, por isso foram adquiridos em elevados números pelos estúdios de Hollywood, e é por isso que em todos os episódios de Knight Rider, A-Team e Três Dukes os viamos a serem destruídos às dúzias. É um dos meus candidatos a daily driver na eventualidade de euromilhões.

7. Holden Commodore - Austrália

Estes descendentes do Opel Omega com motores V8 são simplesmente demasiado cool para serem ignorados. Quem conhece um pingo da cultura automóvel australiana sabe que eles precisam de coisas destas para apanhar os "aceleras", e mesmo assim não é fácil.

6. Ford Mustang SSP - Estados Unidos da América

Este carro já teve direito ao seu próprio artigo aqui no Vício, e foi com ele que a California Highway Patrol recuperou credibilidade e voltou a apanhar alguém. Este Mustang tinha a fama de caçar Porsches, mas conta-se que isso pode ter acontecido apenas em casos muito pontuais. De qualquer forma, era muito rápido e muito robusto.

5. Opel/Vauxhall Senator - Inglaterra

Muito rápido, muito bom. Ainda hoje as polícias da terra de sua majestade consideram este o melhor carro de serviço que alguma vez tiveram.

4. Chevrolet Caprice - Estados Unidos da América

Com motores de Corvette ligeiramente amenizados, estes carros eram incrivelmente rápidos e serviram várias forças policiais nos states durante mais de uma década. É pena serem todos automáticos, porque um carro destes enche facilmente as medidas dos maiores viciados.

3. Alfa Romeo 156 - Itália

Por estes ponho eu as mãos no fogo, são muito difíceis de destruír. Inicialmente usavam os 2.0 Twin Spark, e depois passaram para os JTS, até serem substituídos pelos 159 a gasóleo, mas salvo erro ainda andam alguns em serviço. São rápidos q.b. e foram os últimos a usar motores a gasolina. Foram usados por muitas outras polícias pelo mundo fora, incluíndo a alemã, e vinham equipados com o V6 para alguns países.

2. Ford Crown Victoria - Estados Unidos da América

Quão bom é este carro? Digamos apenas que quando se soube que a Ford ia deixar de os fazer, os pedidos dispararam. Os americanos adoram o seu Crown Vic, com um dos V8's menos esforçados de sempre, este carro tem uma durabilidade absurda e a sua construção "body on frame" faz dele muito barato e simples de reparar em caso de acidente. Continuam em serviço desde 1998.

1. Fiat Tempra - Portugal

O clássico! Quem não se lembra deles? Estiveram em serviço durante cerca de 57 anos, viram os dinossauros serem extintos e Hitler subir ao poder, foram o primeiro veículo a pisar a lua e ainda têm muito para dar, ensinando novas gerações de polícias a conduzirem sob condições extremas. Esta última parte é verdade já agora. É um dos carros mais badass da PSP, e eu andava mortinho por falar dele num artigo, vi a minha oportunidade e agarrei-a.


 
 
 

Commentaires


RSS Feed
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus
bottom of page