Crónicas de um Viciado
- Gonçalo Sampaio
- 12 de ago. de 2015
- 2 min de leitura
Recentemente, um dos meus melhores amigos comprou um Renault Mégane Coupe novo, 1.6 dCi, num azul Alpine lindíssimo. Eu vou amanhã vender um Renault Mégane Coupe dos primeiros, do qual sou dono, no papel, para a sucata. Não é um 2.0, descansem, é um 1.6 que foi deixado a apodrecer num terreno pela oficina que o tinha para reparar, uma situação demasiado frequente na minha vida. De qualquer forma, o carro nunca foi meu, apenas se passou para o meu nome, o que quer dizer que nunca o conduzi. Mas conduzi o Mégane Coupe novo, logo poderia muito bem fazer uma crónica sobre ele.
Contudo, há uma certa fama adquirida por nós aqui no Vício dos Carros de não gostarmos de carros novos, o que não é exactamente verdade, mas uma vez que a temos, vou tirar proveito dela, e falar sim do carro que antecedeu o Mégane Coupe, notoriamente a sua versão mais desportiva, o Renault 19 1.8 16V.

Infelizmente, nunca estive ao volante de nenhum, e raras foram as vezes em que estive sequer na presença de algum, mas como uma grande amiga minha já teve um Renault 19 1.4 (e de repente apercebo-me que só me dou com pessoal dos Renaults), considero-me no direito de falar com algum conhecimento de causa, até porque esse eu conduzi em condições, só não lhe digam a ela que até piões o carro fez. Ah, que se fod@, também já o vendeu.

Quando conduzimos um carro de 80 cavalos e ficamos satisfeitos com a sua resposta e comportamento, sabemos automáticamente que o mesmo carro com 140cv e uma suspensão mais desportiva vai ser quase perfeito, especialmente tendo em conta que pesa pouco mais de uma tonelada.


O 16V, ou 16S em França (válvulas lá são soupapes) era também vendido com 4 portas, o famoso Chamade, ou em Cabrio, ficando muito mais pesado no último caso, mas nem por isso menos delicioso.


O seu facelift, conhecido como Phase 2, é muito aborrecido e quase não se distingue das versões normais do 19, por isso não tem direito a fotos aqui no artigo, o primeiro é muito mais giro, ou não fosse fruto da tórrida relação entre o lápis e o papel de Giugiaro.

Este carro foi o predecessor do Mégane Coupe, mas também tinha um grande lugar para ocupar, o do 11 Turbo, que foi outro grande herói francês, com várias menções e até o seu próprio artigo aqui no Vício, como Lenda do Paddock.

O 19 16V não tem o seu palmarés, mas nas ruas fez as delícias de muita gente. Ponham-me um à frente agora e fará as minhas de certeza. Sexy motherfuc...



Comments