Star Cars
- Helder Teixeira
- 26 de jun. de 2015
- 2 min de leitura
Hoje estamos de volta ao Star Cars com um dos carros mais "badass" do cinema.
Sem grandes floreados, o carro em questão é um Mercury Eight de 1950, também conhecido como "Lead Sled", e o filme em que ele é estrela chama-se "Cobra", é de 1986 e tem Sylvester Stallone no principal papel.

Estes carros ganham a alcunha "Lead Sled" quando são modificados, e este era-o bastante. Aliás, tinha de ser, porque para as filmagens foram usados cerca de 4 Mercurys, de anos diferentes, que com a magia do tuning ficam todos iguais. Infelizmente são todos usados como carne para canhão, ou não fosse isto um filme de acção.


Reza a lenda (ok, não é lenda, é wikipédia) que foi também usada pelo menos uma réplica em fibra de vidro, mas os danos que o carro sofre em maior parte dos acidentes que vai tendo na sua perseguição revelam mesmo chapa batida, portanto não sei se a wiki... se a lenda está correcta.


Um dos aspectos mais badass deste carro é que, no filme, ele estava equipado com óxido nitroso, muito antes de se falar de "nitro" para trás e para a frente, como hoje em dia se faz graças ao Velocidade Furiosa e a vários jogos de vídeo. Mas contrariamente ao que estamos agora habituados a ver, em "Cobra" a sensação de velocidade mal transparece para o ecrã, na verdade o Mercury parece bastante lento durante toda a perseguição, provavelmente porque o seria.



Em compensação parece mais ágil do que imaginamos um Hot Rod dos anos 50 ser, fazendo alguns saltos dignos de Fafe. Talvez aqui entre a tal réplica em fibra, quem sabe.


De qualquer forma, para quem viu o filme, este carro fica certamente na memória, e evoca impulsos de arranjar uma carroçaria podre de um Ford Taunus Bola Mundo ou um Opel Olympia Rekord e fazer algum corte e costura com uma rebarbadora e uma máquina de soldar. Assim como uns óculos de sol azuis, um palito para o canto da boca e uma pistola metralhadora, mas isso são outros quinhentos...






Gonçalo Sampaio, no Vício dos Carros
Comments