Ícones do nosso tempo - Bedford Type J
- Helder Teixeira
- 15 de jun. de 2015
- 2 min de leitura
Durante a passada semana colocamos uma foto na nossa pagina de um carro ou melhor camionete que me fez recordar os tempos de antigamente, tal como quase todas as fotos que postámos por la, mas de forma diferente com esta realmente senti nostalgia, falo-vos de uma Bedford tipo j com uma resto mod de respeito pintada em preto matte, que por momentos me transportou para um longínquo tempo em que passeava com os meus pais no banco de tras e estas carrinhas eram uma visão comum nas nossas estradas, hoje recordo-as com saudade.

Portanto hoje nos ícones decidi falar sobre uma das minhas obsessões as camionetas de antigamente, muitas delas símbolos do trabalho, mulas de carga para a nossa agricultura, obras publicas, e praticamente todas as tarefas que exigiam força bruta, mas que em meados dos anos 90 foram simplesmente abandonadas....

Este modelo da Bedford é na minha opinião das melhores mulas de cargas que já circularam nas nossas estradas, tem um design fantástico que faz lembra as pick-up’s americanas dos anos 50, para alem de terem mecânicas
bastante robustas, que variavam de um 6 em linha a gasolina ate mecânicas diesel com cubicagens de respeito, capazes de aguentar o teste do tempo e do excesso de abuso a que foram sujeitas.

Produzidas na Inglaterra desde o final dos anos 50 até meados dos anos 80 pela Bedford, uma subsidiária da Vauxhall e depois pela AWD, estas camionetas são certamente um carro que vale a pena procurar e restaurar, são raras de ver na estrada, o que eu considero uma pena, no entanto se procurar-mos pelos campos e palhais das nossas aldeias certamente encontraremos algumas em bom estado, eu sei de algumas. Felizmente já se começa a ver alguns bons projetos que tem por base estas mulas de carga convertidas e bem em carros de passeio que há sua passagem fazem todos relembrar a sua historia.

Tal como todos os pequenos camiões a sua mais valia não residia na velocidade de ponta, eram tão lentas como um caracol e tão fortes como um touro, eram capazes de carregar praticante tudo, uma casa, uma montanha, metade do planeta, tudo coisas fáceis para estas maquinas.
No entanto aquilo que eleva estas carrinhas e camionetas a um ícone é mesmo a sua pinta, estas foram das primeiras camionetas a ponderar acabamentos perto dos familiares da altura.

Nas suas versões mais ligeiras a Bedford ponderou e bem que os agricultores e afins precisavam de um carro também para o domingo a Bedford pensou e bem que poderia nos seus modelos mais ligeiros oferecer níveis de acabamentos dignos de um familiar, e pelas estatísticas foram bem aceites na altura.

Eram simplesmente fantásticos mini camiões que a todos nos que gostamos dos carros de antigamente certamente deixaram saudades, pelo que vou fazer o mais adequado que é deixar-vos recordar aquele que para mim é o carro de trabalho mais bonito que já vi, deixo-vos com a Bedford tipo J.....
Hélder Teixeira, no vicio dos carros







Comments