top of page

Ícones do nosso tempo - Opel Corsa A

  • Hélder Teixeira
  • 8 de jun. de 2015
  • 3 min de leitura

Hoje nos ícones vamos falar e um dos modelos mais icónicos saídos da terra onde se fez a Love Parade e entre outras coisas salsichas e petroleiros. Hoje nos ícones vamos falar do meu primeiro carro o fabulastico Opel Corsa A.

transferir.jpg

Este Opel nascido para o segmento mais citadino é certamente um dos carros que para muitos de vocês, tal como eu, foi o primeiro carro. Era um bom carro de entrada no mundo dos automobilistas,era relativamente barato e tinha um carácter vincado de quem não aturava malucos, e na verdade na sua versão mais aprimorada, o Gsi, eram de facto poucos os que aturava.

images (1).jpg

Nascido em 82 este modelo da Opel foi uma lufada de ar fresco no catalogo da Opel, que na altura precisava de um citadino para fazer frente há concorrência. Era produzido na fabrica de Zaragoza, construida na altura da expansão massiva da Opel pelo continente Europeu e arredores. Varias foram as siglas que este modelo recebeu durante a sua longa vida mas as que mais retenho são o Gt, e o Gsi.

DSCF0537.jpg

No primeiro caso tratava-se de um motor 1.3, OHV, de 8 válvulas, com 70cv, capaz de impulsionar este peso pluma com 750 kg, com muita facilidade, produzindo um trabalhar rouco que pede mais e mais, quando a estrada permite.

images (2).jpg

Depois temos o mais poderoso o Gsi, um 1.6 com muita vontade de se fazer as curvas. Com os seus 100cv este era o modelo top da gama Corsa. Este 1.6 de 100cv que perdurou nas duas versões do Corsa A trazia de serie uma data de mimos para o condutor, coisa como os espelhos elétricos ou os bancos tipo backets, eram os luxos propostos neste modelo de topo na gama Corsa.

std_1988_opel_corsa_gsi-3.jpg

Vários foram também os modelos especiais, feitos por preparadores e que hoje em dia são raros, alguns deles rarrissimos, casos como o Spider feito pela Michalak, ou as versões da Irmescher são nos dias de hoje guardados por quem os tem, e por consequência raramente encontrados no mercado.

Michalak_Studie1_small.jpg

Michalak_Studie4_small.jpg

Michalak8_small.jpg

Sprint_C_3.jpg

No entanto para nos os que gostam de inventar e por a estrada a andar mais depressa, isto não era suficiente e muitos de nos viram que este modelo relativamente barato era um bom chassi, e uma boa base para modificar. E durante os anos noventa e seguintes este modelo foi crescendo em popularidade nas comunidades de entusiastas, levando a excelentes preparações com motores 2.0 turbo e outras coisas ate mais brutas como motores v6 de origem Opel.

100_2370.jpg

C20LET.jpg

DSC00266-vi.jpg

No que toca ao seu design, este Opel, tem uma característica interessante, é que raras são as preparações conhecidas que ousam inventar muito na suas linhas, mais spoiler menos spoiler e pouco mais, o que para mim é um facto a realçar visto que este modelo viveu a sua vida na altura em que os implantes de fibra eram moda.

images (3).jpg

images.jpg

vauxhall-nova-1.3-07.jpg

Enquanto estou a escrever este post, estou a ouvir Born slippy dos Underworld, e a recordar muitas das melhores memorias que tenho com o meu primeiro carro, este modelo de que vos falo, e de facto eu acho que é isso que para mim e para muitos que elevou

corsa3.jpg

este pequeno carro a um símbolo de irreverencia, um marco no mundo dos entusiastas e sem sombra de duvida um dos carros mais acarinhados por nos entusiastas de automóveis. É simplesmente parte das nossas melhores memorias, e isso para mim é tudo o que importa....

Hélder Teixeira, no Vicio dos Carros

CorsaBild4.JPG


 
 
 

Comments


RSS Feed
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus
bottom of page