Star Cars
- Helder Teixeira
- 29 de mai. de 2015
- 2 min de leitura
Hoje venho falar-vos um pouco de uma das minhas banheiras americanas favoritas, o Pontiac Bonneville de 1969 descapotável do filme "O Último Grande Herói", protagonizado por Arnold Schwarzenegger.


Este filme conta a história de um miúdo, grande fã de filmes de acção, que acaba por entrar para o universo do seu filme favorito, onde Jack Slater, um polícia de Los Angeles interpretado por Schwarzenegger, era o herói.


Slater fazia-se acompanhar de uma pistola Desert Eagle, umas botas pele de cobra e o tal Pontiac Bonneville descapotável, que mal surge no ecrã, me desperta logo alguns sentidos.


Quando vi este filme, ainda bastante novo, não estava completamente a par do que um carro destas dimensões é capaz, mas rapidamente aprendi. O problema é que aqui na Europa nós não conhecemos estes carros, conhecemos é Puntos e Ibizas, por isso não imaginamos qualquer tipo de condução desportiva com eles, mas por detrás de todo o luxo, opulência e conforto, estão na verdade motores extremamente potentes, com binário para dar e vender, daquele binário que realmente serve para andar, e não apenas para dizer que se tem, quando em termos práticos anda o mesmo ou menos que os outros... Resumidamente, estas banheiras andam que se fartam, e não só em linha recta. Certo é, que quando um mastodonte destes faz uma curva, mete medo, evoca logo memórias do Costa Concórdia e assemelha-se aos movimentos das placas tectónicas, mas após algum chiar de pneus e fumo branco, a besta muda de direcção e continua a acelerar estrada fora.


No filme vemos muito disto, apesar da natureza cómica do enredo, as cenas de condução são realmente boas, ou não fosse o filme obra de John McTiernan, também responsável por filmes como "Die Hard", "O Predador" ou "Caça ao Outubro Vermelho". Curiosamente, a adaptação moderna do filme "O Caso Thomas Crown" também é realizada por McTiernan, e o incrível Mustang Off-Road que vemos Pierce Brosnan conduzir em Martinique, era para ter sido o carro do protagonista em "O Último Grande Herói", mas como Schwarzenegger ficava demasiado grande dentro do carro, o realizador ficou com ele e lá surgiu o Pontiac de que falamos hoje.



Na história do filme, fica subentendido que um helicóptero cai em cima do Bonneville, destruíndo-o, mas essa cena nunca chega a ser vista (felizmente) e no final do filme, voltamos a ver Jack Slater ao volante dele, a conduzir em direcção ao pôr do Sol, satirizando o cliché perfeito.

É um filme porreiro, e este Pontiac gigantesco com um V8 de 7 litros e 360 cavalos é perfeito para o seu papel. Aliás, é perfeito e ficamos por aí.










Gonçalo Sampaio, no Vício dos Carros
コメント