Excentricidades - Citroën DS "D-Crosser"
- Gonçalo Sampaio
- 22 de mai. de 2015
- 2 min de leitura
Se eu vos disser que a Excentricidade de hoje é um Citroën Diesel híbrido de tracção às 4 rodas, o mais certo é vocês fecharem a página, a internet, o computador ou smartphone, saírem de casa, caminharem durante duas horas e perguntarem aos céus: "Porquê, ó meu Deus, porquê? Aquele site até postava coisas decentes..." Portanto, para evitar que entrem em depressão desnecessariamente, vou desde já esclarecer que o Citroën em questão é um Boca de Sapo, e que a única razão pela qual lhe estou a chamar de híbrido, é pelo facto de o terem fundido com outro carro, um carro com características um pouco... diferentes, das do DS. Um Toyota Land Cruiser 4.2 Diesel.

Normalmente não me veriam a promover de maneira alguma um "casamento" entre carros de marcas diferentes, porque isso vai contra a minha religião, mas quando o maior "off-road" de uma marca é o 2CV, aceito que se visite o quintal do vizinho para roubar uma mecânicazita decente.


Esta espécie de monstro de Frankenstein foi criada, naturalmente, na Holanda, onde há uma certa... clareza mental, e, apesar das bicicletas todas, uma panca por carros muito grande. Há um número alarmante de bons projectos automóveis nesse país, desde italianos a alemães, a ponto de me levar a questionar várias vezes o que raio ainda ando por aqui a fazer. E a não ser que os diques rebentem e a água invada aquilo tudo, é uma nação verdadeiramente fascinante, com especial atenção para os carros, claro.

Comentários político-sociais à parte, a construção deste projecto é um pouco mais complexa do que pegar num Boca de Sapo e o soldar ao chão de um Land Cruiser, do carro francês resta pouco mais do que o tejadilho e painéis exteriores, já que o seu chassis foi basicamente substituído por uma estrutura tubular, que actua como roll-cage, e o interior completamente transformado para receber a enorme caixa de velocidades e suspensão traseira do Toyota. Isto levou também a que os míticos guarda-lamas traseiros do DS fossem "puxados" para fora uns bons centímetros, auferindo-lhe um aspecto super musculado, muito ao estilo de um certo Dodge Charger de um certo herói de acção, de um certo 7º episódio, de uma certa saga de filmes, que é lançado de um avião.



Há muitos Citroëns DS modificados por aí, bons projectos, que levam o luxo do carro a um nível ainda mais elevado, exploram mais o rebaixamento da suspensão e talvez até choquem menos um purista, como eu ainda gosto de pensar que sou, mas sinceramente... achavam mesmo que iamos falar de carros rebaixados na semana do Rally de Portugal?

Bom fim de semana.





Gonçalo Sampaio, no Vício dos Carros
Comments