Excentricidades - XK 120 Supersonic
- Eduardo Lopes
- 15 de mai. de 2015
- 2 min de leitura
Uma obra de arte, não tem necessariamente que se referir a uma escultura ou uma pintura. Na nossa opinião, obviamente que também se aplica aos carros,e hoje trago-vos uma obra de arte criada em 1949 com base no XK120.O design do XK120 provar-se-ia duradouro, e partilhando da opinião de que em equipa que ganha não se mexe, este design manteve-se durante vários anos nos seus sucessores (XK140 e 150), só em 1961 é que o famosíssimo E-Type viria a subsitui-lo.
Felizmente nem todos partilhavam desta opiniao.....

A pedido de um empresario francês, a Carrozzeria Ghia em 1952, criou esta edição do XK120 e passou a fazer parte da gama "Supersonic", venham então conheçê-lo.
Este carro não tem turbo, spoilers, suspensões rebaixadas e outros afins, contudo, tem uma coisa que hoje em dia as marcas parecem ter esquecido: beleza natural, pura e simplesmente.



Estamos na década de 1950 e por volta desta altura, os designs futurísticos estavam na moda, vejam o exemplo dos states,na Europa também os tivemos. A Ghia em particular teve um papel interessante neste contexto. E então quem foi que desenhou este magnifico carro?????
O suspeito costume um italiano. Este em particular, é Giovanni Savonuzzi, responsável também pelo Alfa Romeo 1900, que participou na prova Mille Miglia em ´53.


Quanto á sua performance, numa palavra... brilhante. Este Jaguar vai dos 0 aos 100 em 8.7 segundos e atinge os 207kmh/h. Isto tudo possível com um inline-six de 3.4 litros com 3 carburadores Weber e uma caixa manual de 4 velocidades.

Não parece muito, mas se pensarem que este carro tem 63 anos... é um pouco como ver os nossos avós a correr os 100 metros e ganhar.

O seu interior é lindíssimo, a cor de creme mistura-se bem com o vermelho tinto e claro,
o volante de madeira completa a tela num ambiente de de luxo e muita sexyness.
Para terminar, tenho a dizer-vos que há só 3 exemplares desta versão especial. Dois deles
são os mais conhecidos, localizados em França. Um é vermelho, o outro é azul pelo que quanto a aspirações a ter um, teriam que vender os rins e pulmões da famila toda e mesmo assim será difícil.


Quanto ao terceiro, o seu paradeiro é desconhecido. Só espero que antes esteja na garagem de um Magnata, do que numa dessas garagens abandonadas que ás vezes são focos de notícia.
Saudações viciados, good weekend!!

Eduardo Lopes, no Vicio dos Carros
Comments