Star Cars
- Helder Teixeira
- 14 de mai. de 2015
- 2 min de leitura
Bem vindos a mais um Star Cars - era o que eu diria se isto fosse um programa de TV, mas como não é, direi apenas: Hey, como é que vai isso? Tudo fixe? E este tempo? Nem está de sol nem de chuva, mas puxa mais para o abafado do que qualquer outra coisa. Outra cena, já repararam que andamos a falar de Jaguares por aqui? Bem fixe não é? Melhor do que este tempo.
E o carro de que vou falar hoje é também uma confusão meteorológica, porque é um descapotável feito para andar no gelo. Nada faz sentido, entraram na Twilight Zone. Não, esperem, continua a ser o Vício dos Carros.
Antes de mais é importante referir que apesar da tarefa de escolher um Jaguar do cinema ou TV poder parecer complicada, dado o vastíssimo leque de opções, eu nem perdi muito tempo para decidir falar deste. Considerei alguns outros, sim, mas não havia hipótese, ia sempre ser o Jaguar XKR de "007 - Morre Noutro Dia"


Este filme foi o último de Pierce Brosnan na pele do agente secreto mais famoso do mundo e também o único em que lhe é dado um Aston Martin como carro de serviço, acabando com a parceria BMW-James Bond. Infelizmente, este foi o Bond car com a função mais mirabolante de sempre, o que levou muita gente, como eu, a considerar chorar o valor do bilhete e levantar-se para ir embora do cinema. Como quem viu o filme se recordará, o carro ficava invisível.

O público até levou o Lotus submarino a bem, mas isto foi abusar da sorte. De qualquer forma, essa afronta foi amenizada por duas coisas: A Halle Berry - opá, nem vou inventar, a mulher tira-me do sério - e o XKR do vilão.
E como isto é um site sério e responsável, vou-me focar apenas no carro, que é para isso que aqui estamos.


Ops!...

O carro a nível de equipamento é mais do mesmo, tem uma metralhadora, mísseis, morteiros, espigões... enfim, tudo o que nos filmes de 007 é habitual, apesar de normalmente estar reservado ao agente e não tanto aos vilões. De qualquer forma, o que chama mesmo à atenção neste Jaguar (e rouba o espectáculo ao Vanquish) é o seu aspecto exterior. As rodas com pneus de gelo especiais, a altura mais elevada ao solo, a roll bar e aquele body kit... e é British Racing Green! Que carro cool, eu não hesitava em ter um XKR assim, igualzinho ao do filme, com a Gatling e tudo, que até haveria de dar jeito para sair de casa quando me estacionam na rampa.



Há muitos Jaguares em Hollywood, muitos são destruídos desnecessáriamente (mesmo muitos, hão-de reparar, é ridículo), mas este XKR foi simplesmente perfeito, um movie car acima da média, subaproveitado e muito à frente do seu tempo. Foi o carro do vilão, mas podia facilmente ter ocupado o lugar de carro do herói, e é sem dúvida um Star Car.





Gonçalo Sampaio, no Vício dos Carros
Comments