Icones do nosso tempo- Lister Jaguar XJS
- Helder Teixeira
- 10 de mai. de 2015
- 3 min de leitura
Seria extremamente facil nesta semana dedicada aos very britsh jag's falar do modelo mais conhecido o E-type, mas como nos por ca temos gostos muito particulares, eu resolvi falar-vos de um modelo da jag que voces certamemte desconhecem o Lister Jaguar XJS V12.

Um dos desportivos ingleses que considero ter envelhecido com mais pinta é o XJS coupé da Jaguar. Tem umas linhas que considero atrativas pela diferença em relação aos restantes super desportivos da altura. O jaguar XJS V12 é já de si um carro razoavelmente rápido, no entanto nos anos 80 após o sucesso da Jaguar em Le mans a Jaguar decidiu convidar um parceiro de longa data para fazer um modelito especial, o Jaguar XJS V12 Lister, e o que resultou foi um XJS com ombreiras com uma sexyness muito própria dos 80´s, e uma mecânica V12 que na versão 7.0 foi só capaz de atingir velocidades perto dos 300, em perfeito conforto.

A Lister é um dos nomes mais famosos na história dos desportos motorizados. O Lister-Jaguar, desenhado por Brian Lister, varreu quase tudo à sua frente durante a sua primeira temporada de corridas em 1957, gravando assim o nome Lister no desporto motorizado. E desde então a Lister vez vários modelos em colaboração com a jaguar com base nos modelos de serie.

No início de 1980, o nome também agraciou um dos carros mais rápidos de estrada do mundo na altura. Na sequência de um acordo, primeiro com BLE Automotive e depois com WP Automotive, a jaguar viu o seu XJS ser altamente modificado e comercializados como Lister- Jaguars, um era um 6.0 produzido até aos anos 90, era mais aproximado de um XJS de serie, depois há a versão Le mans coupe em que a cilindrada subiu para uns incríveis 7.0.
Nesta primeira versão este avião é mais politicamente correto, mais semelhante ao XJS de serie, no entanto a sua estética foi revista e modificada com bom gosto pela Lister, fazendo com que este big cat tenha um aspeto musculado sem nunca perder o nível de um Jag.

Com sede em Leatherhead, a Lister produziu numa serie bastante reduzida este XJS musculado. Para aqueles que sentiram o V12 5,3 litros padrão da Jaguar um pouco insípido, a Lister adicionou um pacote de ajustes abrangente. Em primeiro lugar, o motor foi aumentado para 6 litros, o injeção de combustível foi modificado com 4 injetores adicionais e corpo do acelerador maior. O sistema de gestão do motor foi alterada, as cabeças do motor foram também alteradas com válvulas maiores, bem como todo o conjunto inferior para poder fazer uma taxa de compressão de 11,7: 1.

Tudo isto fez com que o V12 jaguar atingisse níveis de potência perto dos 500cv. Ao rodar a chave de ignição e, logo que a faísca bate no vapor nas câmaras de combustão, o V12 é transformado numa sinfonia de timbres percussivos mecânicos. Para quem é um apreciador de automoveis, não há nada que se equipara ao som de um V12 Lister, a ronronar.



A segunda versão, foi apenas produzida pela lister nos anos 90 e ficou conhecida por Lister Le mans. Cerca de 90 Le mans foram produzidos pela Lister.
Com muito ênfase no desempenho, este super carro era uma versão ainda mais avançada do motor V12 da Jaguar. Agora com 7.0 de cilindrada e modificado para atingir os 546 cv e 786 N.m de binário, o Le Mans Coupe era capaz de mais de 300 km/h com as relações de caixa corretas.

Tal como o motor nesta versão a estética foi também modificada adotando um capot diferente.
O interior tal como no 6.0 foi desenhado pela Recaro, onde o uso do melhor couro é extensivo.

Nunca foi um carro para ser vendido barato, mas pela exclusividade da mecânica e estilo musculado, este carro é um sonho para qualquer apreciador de britanicos com muito poder de fogo, eu pessoalmente adoraria um dia poder dar umas voltinhas num destes Big Cats.
Hélder Teixeira, no Vicio dos Carros



Comments