Ícones do nosso Tempo - Alba
- Helder Teixeira
- 19 de abr. de 2015
- 3 min de leitura
Nesta que é a semana que antecede ao 25 de Abril, a nossa revolução, no Vicio dos Carros em jeito de tributo por nos podermos expressar livremente, sem receio de canetadas e não só, decidimos fazer aquilo que fazemos melhor, escrever sobre carros, mas sobre carros muito especiais feitos na nossa nação. Sim em Portugal existiram mais carros para alem dos UMM, e estes de que vos vou falar são na minha opinião e na de muitos os mais icónicos carros feitos totalmente em Portugal. Obviamente estou a falar dos Alba, feitos em Albergaria-a-Velha, no Portugal dos anos 50.

Estes modelos de que vamos falar hoje são verdadeiramente os únicos carros de competição produzidos integralmente em Portugal, mais concretamente na extinta Fabrica Metalúrgica Augusto Martins Pereira. E antes de mais uma ressalva, desta fabrica também saiu algum do mais icónico mobiliário em ferro made in Portugal, bem como utensílios domésticos, fogões entre outras coisas, das quais algumas eram mesmo exportadas. Dessa mesma fabrica em que se produzia tantos e tão diversos artigos, saía na década de 50, graças ao engenho destes artesãos que por la trabalhavam, um carro que se tornou verdadeiramente único, em Portugal.

Para os mais atentos durante o dia de hoje já fui mostrando na nossa pagina do face algumas das criações nacionais, muitas delas com base em plataformas de outros carros, mas com elegantes carroçarias feitas em Portugal.
Aquilo que torna o Alba único, e sem sombra de duvida um marco na industria portuguesa, é o facto de os Alba serem inteiramente produzidos em Portugal. Desde a excelente carroçaria de fazer inveja a qualquer desportivo da altura, até ao chassis e mais tarde ate mesmo o motor eram feitos na fabrica da Alba.

Com forte inspiração nas barchettas, os alba foram carros vocacionados para a competição, pura e simplesmente. Apenas 3 foram construidos desses três apenas aquele que esta em exposição no museu do Carumulo, ostenta o motor Alba, o único feito e desenhado em Portugal.
De linhas simples e esguias este Alba revela-se detentor de muita sexyness, uma lastima que apenas tenha sid0 produzido em números tão pequenos mas enfim estávamos em tempos difíceis, e em Portugal o mais importante não eram os carros, no entanto não deixa de ser interessante pensar no que este carro poderia ter sido se não estivessemos orgulhosamente sós.

Já em termos mecanicos é de apreciar o engenho por trás da concepção deste motor. Estamos a falar de um 4 cilindros, do tipo quadrado, com diâmetro e curso de 78mm, concebido em alumínio, com dupla árvore de cames há cabeça, distribuidor acoplado as cames e 2 velas por cilindro, e sim era made in Portugal.

Era alimentado por carburadores duplos montados horizontalmente, uma novidade para a altura. Revelou ser um motor bastante fiável, e capaz de prestações muito boas para a altura, em finais da década de 50 este motor com a potencia a oscilar entre os 90 a 95cv era acoplado a uma caixa de 4 velocidades e atingia cerca de 200 km\h, nada mau até para os padrões de hoje.
Das vezes que o vi passar na Rampa do Caramulo apenas o posso descrever como sex on whells, verdadeiramente sedutor, para alem de ser detentor de um pedigree invejável com varias vitorias no Portugal da altura.
Este é na minha opinião um verdadeiro ícone da nossa industria automóvel, um trabalho de artesão na altura em que em Portugal se faziam coisas com as mãos, e éramos mesmo muito bons a fazer coisas, o Ícone de hoje é a prova disso.
Hélder Teixeira, no Vicio dos carros





Comments