Star Cars
- Helder Teixeira
- 16 de abr. de 2015
- 2 min de leitura
Há uma coisa que deve ser dita acerca dos filmes "Mad Max": não são lá muito bons. Os diálogos são maus, o único actor realmente bom ali no meio é o Mel Gibson, as personagens são fracas, a realização tem as suas limitações e as perseguições nem são assim nada por aí além. O conceito dos filmes e os carros contudo, são dos melhores de sempre. E como isto é o Vício dos Carros, vamos deixar o conceito para outro site qualquer e passar já para os carros.
Senhoras e senhores, apertem os cintos se os tiverem, vamos dar uma volta pelos desertos australianos com o Ford Falcon XB Coupe de Mad Max.

Antes de mais, é importante referir que como este filme surgiu muito antes da internet ser apresentada ao utilizador comum, aquela parte do mundo que não é a Austrália, não fazia absolutamente ideia nenhuma que raio de carro era aquele. Durante anos especulou-se que muscle car poderia ter sido modificado para ficar com aquele aspecto, um Chevy, um Pontiac, um próprio Ford de outro modelo qualquer... Até que alguém com conhecimentos sobrenaturais na altura esclarecia a restante plebe da maravilha negra que contemplava. Mas em perfeita justiça, mesmo para um australiano que não fosse um verdadeiro viciado em carros, talvez não fosse muito fácil identificar o "Last V8 Interceptor", porque este exemplar era particularmente modificado e muito diferente da sua versão de série.

A diferença mais gritante será, sem dúvida, o body kit "Concorde" da Arcadipane, que inclui aquele nariz aerodinâmico, inspirado pelo Vauxhall Firenza Droopsnoot. Isto associado ao supercharger (falso), às ponteiras de escape laterais, alargamentos de guarda-lamas e spoiler acima do vidro traseiro, contribui para uma imagem bastante distante do Muscle Car dos anos 70.


No segundo filme, o carro é ligeiramente modificado por Max, para servir melhor as necessidades de alguém que vagueia pela autoestrada, em busca de gasolina e da própria sobrevivência. Eu sei que não se pode buscar a própria sobrevivência, mas o texto é meu e apeteceu-me ser criativo. Estas modificações foram principalmente os tanques de gasolina enormes na traseira e a remoção de parte do pára-choques dianteiro.


Mais do que isto não me convém dizer, porque estaria a arriscar contar demasiado sobre o filme a quem ainda não tiver visto estas obras com mais de 30 anos, mas posso alertar para o facto de estar prestes a estrear um novo filme de Mad Max, que volta a ter o V8 Interceptor como estrela, e que merece no mínimo, que vejam um dos trailers para decidirem se este tipo de filme pós-apocalíptico é a vossa "cena" ou não.
Assim me despeço estimados leitores, com um bem-haja e votos de muitos burnouts.





Gonçalo Sampaio, no Vício dos Carros
Comments