top of page
Buscar

Lendas do Padock -Smokey Yunick

  • Rúben Teixeira
  • 7 de abr. de 2015
  • 4 min de leitura

No Lendas do Paddock temos dedicado a escrever mais sobre as máquinas do que dos homens que estão por delas. Desta vez decidimos fazer algo diferente e ir buscar uma figura de relevo nos EUA, mas completamente desconhecida no Velho Continente: Henry Yunick, a.k.a Smokey Yunick.

smokey1.jpg

Yunick nasceu na Pennsylvania e cresceu numa quinta, a qual foi forçado a tomar conta aos 16 anos quando o seu pai faleceu, não lhe permitindo prosseguir mais os estudos. O que isto fez foi também dar-lhe os primeiros passos na mecanica ao ter de usar e reparar tratores, alfaias e afins, muitas vezes tendo de ser criativo por força da falta de meios.

Nos seus tempos livre corria com motos que ele próprio preparava, e dessa altura surge a sua alcunha de Smokey pelo fumo que as suas motas faziam.

Estaria assim destinado a ser mais um agricultor como muitos outros, se não estalasse a Segunda Grande Guerra mundial e ele ser recrutado para ir para a Força Aerea norte-americana.

A guerra por mais desprezivel que fosse teve um efeito positivo ao dar um salto quantico em termos da tecnologia existente, e essa tecnologia ter sido difundida em toda a escala, até ao mais simples soldado raso. Esses soldados ao serem integrados em regimentos especificos tinham também de aprender novos oficios, fosse mecanico de tanques ou operador de telecomunicações, etc.

Smokey-Stover.jpg

images (6).jpg

Yunick teve a sorte de ser destacado para pilotar bombardeiros B17 Flying Fortress e isso deu-lhe mais conhecimentos não só sobre mecanica por na altura ainda serem movidos a pistões e não a jacto como hoje, mas também sobre aerodinamica, algo que ele iria aprender a dominar.

Acabada a guerra e retomada a vida civil, Yunick decide alimentar a paixão pela mecanica e velocidade que a Forca Aerea lhe incutiu, e assenta arraiais em Daytona Beach, ainda antes de haver o famoso circuito, mas onde já era ponto de concentração da nova geração de hot-rodders.

Yunick além de novo e cheio de sangue na guelra, é também o tipico redneck, confiante e determinado, e isso reflete-se no nome que baptiza a sua oficina: Best Damn Garage in Town. Traduzido livremente: A P##a da Melhor Oficina da Cidade. Humildade acima de tudo, não é?

ctrs_1003_02_smokey_yunick.jpg

a0f627ae29c3bfd9efadd4efba396c36.jpg

smokey_yunick-engine.jpg

MarshallTeague.jpg

Henry rápidamente começa a ganhar reputação de ser mesmo um grande mecânico e um dia conhece Marshall Teague, piloto e dono de uma equipa de Stock-Car que aparece na sua garagem , e com isto trás Smokey para o mundo da Nascar, que ainda estava a dar os seus primeiros passos, na altura em que não eram nada mais que carros de estrada modificados.

Este iniçio despoletou uma carreira não só na NASCAR, como também nas 500 Milhas de Indianápolis e Trans-Am e que durou até 1987 quando decidiu retirar-se da competição.

yunick.jpg

Durante esse tempo Yunick apesar de não ter qualquer formação académica foi dos maiores inovadores que alguma vez houve no desporto automóvel. Foi o primeiro a montar uma asa traseira num carro de Indy atingindo velocidades em curva nunca antes vistas. Resultado: banido.

tmp2E30.jpg

Na Nascar então é que fez muitas das suas. Era hábito dele modificar carroçarias que deveriam estar de origem, de uma maneira tão subtil que ninguém se apercebia, de modo a ganhar uma ligeira vantagem aerodinamica essencial em pista.

smokey_yunicks_1966_chevelle+front_view.jpg

Quando a Nascar impôs limites de combustivel, Yunick usava linhas de combustivel de 3 metros em ziguezague pelo carro que davam quase 20 litros de combustivel adicional. Isto foi descoberto num episódio famoso em que numa verificação técnica, quando já tinha 9 infracções detetadas e já lhe tinham tirado o tanque de combustivel, Smokey já farto entra dentro do carro, liga-o e diz "já são 10!" e conduz o carro embora.

ctrs_1003_09_smokey_yunick.jpg

Isto é espelho da animosidade que sempre marcou a relação entre Smokey Yunick e os oficiais da Nascar. Mais notável foi a criação de Yunick das primeiras barreiras de segurança feitas de tábuas de madeira e pneus velhos e que a Nascar nem quis testar. Em 1970 Yunick fartou-se e decidiu-se dedicar a Indy e aos Trans-Am.

Parceiros quase constantes na carreira de 40 anos foi a GM, através da Chevrolet mas principalmente a Pontiac. A GM lucrou também nos carros de estrada com os conhecimentos de Yunick, e durante muitos anos ele foi quem desenvolveu ou testou a maioria das versões de alta performance do V8 Chevy Small Block.

img_6447-small.JPG

images (2).jpg

1968_Chevrolet_Camaro_Smokey_Yunick_Trans_Am_Edelbrock_Tribute_Front_1.jpg

Smokey Yunick criou dezenas de carros de competição inovadores, criativos e marcantes.

Foi pioneiro em tecnologias que só veriamos implementadas muitos anos depois e muitas vezes sem ele receber o seu devido crédito.

images (1).jpg

images.jpg

1964-s-c-corp_n-hurst-floor.jpg

Depois de fechar a sua oficina em 1987, dedicou-se a escrever artigos técnicos em revistas de renome como a Popular Mechanics entre outras. Desenvolveu técnologias noutras áreas como as energias alternativas antes de serem moda e investiu em prospeções de petróleo e ouro na America do Sul.

Smokey.jpg

Vendo os seus dias a chegarem ao fim, Yunick decidiu na decada de 90 começar a restaurar grande parte do seu espólio automóvel e técnico. Ele não queria que fossem parar às mãos de coleccionadores gananciosos ou perder tempo em criar museus com o seu nome.

O seu desejo a quando da sua morte era que fosse tudo leiloado ou doado no caso de maquinaria de teste que ele próprio concebeu e que foram destinadas a escolas técnicas e faculdades de engenharia para os seus alunos disfrutarem. O resto foi vendido a pessoas que dariam o seu devido valor.

Smokey Yunick deixou-nos a 9 de Março de 2001, ficando para trás um legado dificil de superar.

Este pequeno texto não chega nem perto de contar tudo, mas achei que seria apto que algo fosse escrito para dar a conhecer esta figura que pouco se sabe na Europa e no nosso País em particular, mas que teve uma influencia que sentimos sem sabermos.

Ruben Teixeira, no Vicio dos Carros

Smokey-Yunick-Kurtis-Offy.jpg

images (3).jpg

1969SmokeyEaglew.jpg

69IndyLeonardEagleYunick-vi.jpg

4links_reversetorque_700.jpg

sucp_0109_01_z+smokey_yunicks_1966_chevelle+henry_yunick.jpg

images (5).jpg

images (4).jpg
YunickandKarl.jpg

2405183674_ec290a5c79.jpg

SmokeyYunick_1963Chevy_Pittijng.jpg


 
 
 

Kommentare


RSS Feed
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus
bottom of page