Excentricidades - '73 Camaro Pozzi Motorsports
- Helder Teixeira
- 27 de mar. de 2015
- 2 min de leitura
Para quem é um produto dos 90´s como eu, sabem que têm de apreciar o conceito Pro Touring. Para quem não nasceu nesta década, têm de apreciá-lo à mesma. A ideia é simples: pegar num muscle car vintage e torná-lo numa máquina moderna. Contudo, só há duas maneiras de vermos estas máquinas realmente em acção: a primeira é se pusermos as mãos numa das cópias da saga Fast & Furious. A segunda, é escrever sobre o Camaro de 1973, projectado, modificado e conduzido por Mary Pozzi.

Antes de avaliarmos o projecto em si, Mary é daquelas mulheres que qualquer Viciado gostaria de ter. Licenciada em tecnologia automóvel, ela é vencedora de 11 campeonatos nacionais da competição a solo da SCCA (Sports Car Club of America).
Sendo proprietária do automóvel desde 2002, com a ajuda do seu marido, este Camaro foi feito para correr desde o dia 1. Uma foto de 2010, mostra ainda a pré-evolução do carro.

Não muito tempo depois, este Camaro foi à "faca". Um dos objectivos foi a redução do peso, conseguida através da substituição dos componentes originais por painéis de fibra de carbono. Nomedamente no capot, na mala, e na parte cental do spoiler traseiro.


Para suportar a potência, Mary usou o famoso eixo de 9 polegadas produzido pela Ford na traseira, juntamente a um conjunto de suspensão altamente modificado pela Hotchkis. Para abrandar este Camaro, um conjunto de travões Baer foi usado, cobertos por um conjunto de pneus Falken (275/35 frente) e (315/30 traseira), envoltos de umas jantes de 18 polegadas Forgeline GA3R com um acabamento em preto baço (love it).

O interior não ficou intocável e está modificado nas áreas mais importantes. Foram retirados os bancos traseiros, abrindo espaço para a roll cage. Os do condutor e passageiro substituídos por assentos Corbeau e cintos RCI. Os medidores são da Autometer Phantom montados num painel feito pela Covan Dash. No geral, o interior continua com o feel de "rua" e não de um carro de corrida.


Guardamos o melhor para último, debaixo do capot encontrámos o LS2 altamente modificado, capaz de produzir 620cv!! Este motor tem história, já que pertencia a outro famoso Camaro modificado. Antes deste motor, Mary confiava num 383 small block, mas por alguma razão quis mudar e ainda bem que o fez. Para completar esta potência, uma caixa de seis velocidades T56 Magnum fora instalada.


Mais rápido do que um Ferrari em pista? Check

Admirem o acabamento do lindíssimo laranja brilhante.


E assim deixo aqui mais uma excentricidade, desta vez um projecto americano que eu gostei bastante de fazer.

Não sou doido por Mary, mas talvez seja doido por este Camaro.

Eduardo Lopes, no Vício dos Carros
Yorumlar