Excentricidades - Koenig Testarrossa
- Eduardo Lopes
- 20 de mar. de 2015
- 2 min de leitura
Anos 80: década de grandes cabelos, grandes músicas e grandes carros. Década também de grandes nomes, neste artigo vou falar um pouco do Ferrari Testarossa Koenig Competition Evolution II.
Depois da revelação do nome devem estar a pensar duas coisas: este carro deve ser a melhor coisa de sempre e esta deve ser uma das criações mais extravagantes á face da terra!
Ambas estão correctas. Começemos então.


Produto da loja de tuning de Willy König, lendário piloto de automóveis, este Testarossa foi construído com o objectivo de consagrar o derradeiro supercarro de estrada. Portador de um design sexy e arrojado, este Ferrari é o que nós chamámos de um "panty dropper", atraíndo atenções por onde passa.
Já para nem falar da influência que teve no Ferrari F40, tanto a nível de design como na maneira de aspiração do motor, carro que na minha opinião é um dos mais bonitos da sua classe. Sehr Gut Herr König.

A sua traseira, mais larga em 17cm, é o destaque mais pertinente da carroçeria. Embora a sua principal razão tenha sido apenas por estética, subliminalmente a estabilidade deste "cavalinho" viria a ser muito melhor.
Uma suspensão modificada pela Koenig, envolta de uns pneus mais grossos, foram montados de forma a que pudesse suportar toda a potência proveniente do motor do Testarossa.

Puro-sangue, vermelho por dentro e por fora.


Com grandes aspirações vêm grandes números. Insatisfeito com o rendimento do carro original, König decidiu acrescentar dois turbos ao raríssimo flat-12 da Ferrari.
Isto culminou num total de 600, 700 e 800cv, dependendo de um regulador de potência inserido no habitáculo.

Contudo, gosto de dizer que este carro é um carro com 1000cv, já que alguns clientes encomendaram-no com essa estipulação, e é possível, mesmo que na zona dos 1000, já seja
viver no perigo, para o motor e no seu sentido literal. Componentes como um novo intercooler e radiador foram instalados de forma a arrefecer melhor o motor.


Fica assim o registo, de um carro esquecido pela história e que tanto influenciou muitos outros projectos. No total existem 12, um deles pertencia a um membro do Mid Night Club e outro recentemente foi leiloado com um preço base de 120 mil euros.
Espero que tenham gostado desta excentricidade, e até para a semana
Eduardo lopes, no Vicio dos Carros.


Comments