top of page
Buscar

Star Cars

  • Foto do escritor: Helder Teixeira
    Helder Teixeira
  • 19 de mar. de 2015
  • 2 min de leitura

A estrela de 4 rodas que escolhi para hoje é a segunda melhor amiga do Homem, mas também tem uma forte ligação com o cão.

Apesar de ter as suas origens em Itália, quem a tornou famosa foi uma série de TV austríaca, cuja personagem principal era um pastor alemão.

Confusos? Claro que não, porque toda a gente conhece "Rex, o Cão Polícia".

Indiscutivelmente o cão mais inteligente da televisão, Rex fazia-se acompanhar de outros polícias, que foram morrendo ao longo da série. A história começa precisamente com a transição de "donos", entre Michael, o polícia que treinara Rex, e Richard Moser, um inspector recentemente divorciado que adoptou Rex quando Michael foi morto em serviço.

Richard Moser, abençoado seja, conduzia um dos carros mais cool de sempre, um Alfa Romeo 155 Q4.

Alfa_Romeo_155_2.0_Turbo_Q4_         _    _          .jpg

Este foi o carro das aventuras de Rex durante uma grande parte da série e, para um jovem impressionável como eu era na altura, o Alfa era a razão principal para a ver.

Para localizar aqueles que não sofrem da minha doença com os Alfa Romeo, o Q4 era um 155 com mecânica do Lancia Delta Integrale, notoriamente a sua tracção às 4 rodas, e distinguia-se dos outros modelos por ter uma grelha mais desportiva e umas jantes especiais "teledial" da speedline com 15 polegadas e rebites falsos de plástico para criar o efeito de serem bipartidas. Também trazia uma suspensão ajustável com o premir de um botão no habitáculo. Em 1992.

alfa-romeo_155_1992_images_5.jpg

Até hoje fantasio com este carro, posso dizer honestamente que já sonhei com ele, e já considerei comprar um 155 "normal" e montar-lhe umas jantes iguais às do Q4 para andar por aí, e tenho quem me prometa oferecer um Pastor Alemão se o fizer. Pena que não fui para a polícia, senão era o triplete perfeito.

vlcsnap236126vn5.2332.jpg

Mas nem sempre o 155 que víamos na série era um Q4, graças à magia da TV, as pequenas acrobacias eram feitas por um 1.8 Twin Spark (tracção dianteira), por ser mais fácil de quebrar tracção e, provavelmente, por ser mais barato.

i041624.jpg

Mais tarde o carro usado era um 2.0 TS, já da geração pós-facelift, com o seu widebody e scudetto cromado. (O scudetto é o triângulo que os Alfas trazem na grelha, no caso de, lá está... não terem a minha doença.)

Alfa_romeo_155_3_.jpg

Hella_OWS_540_M_1.jpg

De qualquer forma, o 155 Q4 de Richard Moser continua a ser um dos meus carros do cinema/televisão favoritos, e espero sinceramente vir a ser dono de um no futuro próximo, mesmo sem a sirene. Já o pêlo de cão arranjo com facilidade.

slide_1.jpg

Gonçalo Sampaio, no Vício dos Carros


 
 
 

Comments


RSS Feed
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus
bottom of page