Crónicas de um Viciado
- Helder Teixeira
- 18 de mar. de 2015
- 2 min de leitura
Muito há para dizer em relação ao Mustang "Fox Body", a terceira geração do Ford Mustang.
Com uma vida longa, entre 1979 e 1993, esta geração continua a ser a mais acarinhada pelos fãs, a seguir à primeira, e teve direito a inúmeras versões, como o GT, o SVO, que muita gente ignora por completo, mas foi o primeiro Mustang de 4 cilindros concebido para performance, o Cobra, Cobra R e as criações da Saleen ou até da McLaren. Este Mustang até batalhou com a nata europeia no DTM.
Mas há uma versão do Mustang Fox Body que metia medo a todas elas, assim como a toda a gente que tivesse um carro rápido nos Estados Unidos da América ou no Canadá.
O Ford Mustang SSP.

Antes de mais esqueçam os Audi R8, os Subaru Impreza, os Alfa Romeo dos Carabinieri e a frota toda da polícia do Dubai, porque este carro é o rei da selva. Com um V8 5.0 à frente e o baixo peso inerente ao "pequeno" coupe, o Mustang SSP tinha a capacidade de apanhar a maior parte dos veículos na estrada, o que lhe valeu mesmo o lema: "Este Ford ganha a vida a perseguir Porsches".

Mas a potência do SSP não era o que o distinguia do Mustang de série, um GT tinha exactamente a mesma cavalagem que a versão policial, até as mesmas caixas automáticas ou manuais, mas o SSP era feito para aguentar mais porrada, durante mais tempo. Com refrigeração para o óleo do motor e para a transmissão, chão reforçado, alternador de pesados e até um pneu sobresselente do tamanho da roda normal, porque não há cá carro da polícia com "roda de bicicleta" para ninguém.



Era portanto um Mustang reforçado, o que quer dizer que era tão resistente como os outros carros da polícia, mas muito mais rápido.



Na verdade, com a crise do petróleo, algumas forças policiais, como a California Highway Patrol, estavam com problemas em arranjar carros suficientemente rápidos, porque já ninguém fazia aqueles velhos sedans com motores de 7 litros e tal que nunca mais acabavam. Quando testaram Camaros tiveram imensos problemas de durabilidade/fiabilidade, então recorreram à Ford, pedindo um carro leve, rápido e resistente. A Ford escolheu o melhor que tinha, e então nasceu o Mustang Special Service Package, potencialmente o carro da polícia mais cool de todos os tempos.






Gonçalo Sampaio, no Vício dos Carros
Comments