Excentricidades - Bmw M3 V10 (S85)
- Eduardo lopes
- 13 de mar. de 2015
- 2 min de leitura
Para fechar a "Beemer Week" no Vício dos Carros, trago uma combinação explosiva. Resultante também de uma ideia de igual impacto, Herbert Hubbauer decidiu juntar o melhor de dois mundos. Sabemos que o E30 M3, é um dos BMW´s mais queridos pelos entusiastas. No entanto, sabemos também que o BMW M5 E60 tem debaixo do capot um V10 de 5 litros. Pois bem, este grande senhor juntou os dois e assim criou o BMW E30 V10.


Um projecto que começou literalmente do zero, Herbert e um amigo, um dia iam a passar por uma sucata e viram a carcaça velha e enferrujada deste E30. Depois de duas semanas de discussão com a namorada, ele decidiu abraçar este BMW e decidiu que ia fazer "algo" com ele. Em termos médicos, o primeiro transplante deste M3, não foi bem sucedido, Herbert tentou o S38 e ainda lhe juntou um turbo.
Após 10 minutos de condução: excesso de turbo-lag, demasiado oversteer e "pouca diversão" foram os problemas que apareceram nesta operação.

Decidiu então que teria de voltar para um
motor naturalmente aspirado. Depois de ter feito um test-drive ao M5 E60, decidiu que ia com esse motor e foi.
Originalmente o E30 M3 é um carro com uma boa base, na gíria, significa que podemos "brincar" com ele. Mas neste caso, não é um carro para brincadeiras. Um lobo em pele de cordeiro, por fora este M3 parece stock.
Destaca-se a bela restauração da carroçeria, pintada com um cinzento ameaçador, completada por umas belas jantes BBS LM. Os discos de travão são retirados do modelo E46 M3 e foram modificados pelo próprio, usando ainda pastilhas de travão do Porsche 996. Para suportar a potência, uma suspensão da KW altamente modificada foi instalada.



O interior também nada a apontar, com um look "clean" muito clássico, todos os componentes de origem foram colocados e ainda uma roll cage montada no habitáculo. Race car much?


Como sempre guardámos o melhor para último. Debaixo do capot, encontra-se o tão badalado V10 5.0 (S85) com 507cv, inspirado pelo sucesso da Williams na Fórmula 1. Conheçido por ter altas rotações, comparando á gama de motores da BMW, este motor é vencedor por 4 anos
consecutivos do prémio International Engine of the Year (2005-08) em várias categorias.
Devido aos seus componentes em alumínio e ao seu ângulo lateral dos cilindros estabelecido em 90º, o motor não só é leve para um V10 mas também contém um baixo centro
de gravidade, fazendo deste E30 uma máquina a curvar. Já para não falar do som glorioso que este emite.



E é assim que vos deixo com mais uma excentricidade, desta vez um projecto particular, mas arrojado como sempre. Confiram no vídeo.
Fanáticos por velocidade, viciados em carros e amantes da tracção traseira, eu digo:
Burn rubber, not your soul
Eduardo lopes , no Vicio dos Carros

Comments