Excentricidades - Honda Amuse S2300 GT1
- Helder Teixeira
- 6 de mar. de 2015
- 2 min de leitura
Estávamos em 2004 quando Hideki Tanabe, presidente da Power House Amuse decidiu criar um "monstruoso" S2000.

Conhecido como o mestre da modificação deste cabrio tão especial, Hideki já nos tinha abençoado com o Amuse S2000 R1, carro que arrasou com todos, no famoso programa Best Motoring.

Com o objectivo de levar o carro aos seus extremos limites, pode-se dizer que este Honda, tem a perfomance de um carro de corrida da classe GT500.

A ideia de Tanabe-san era que o S2000 fosse capaz de completar voltas em menos tempo do que qualquer outra máquina que existisse. Infelizmente, o destino prega partidas e devido a uma doença incurável, Hideki não chegaria a ver o seu sonho pronto. Apesar do infortúnio, os alicerces estavam colocados.

A carroçaria característica deste automóvel, construída pela Amuse foi um sucesso entre os entusiastas da Honda e tudo estava projectado para este carro ser um sucesso, e assim o foi. O peso foi reduzido ao máximo, através da utilização de carbono em diversos componentes aerodinâmicos e da substituição de outros componentes por materiais mais leves, resultando num peso total de 1120kg.



Tal como uma boa mulher deve ser, não só o seu exterior atrai, como o seu coração conquista. Por baixo do capô encontra-se o motor Honda F20C, e pode-se dizer que este projecto, aproveita ao máximo a sua capacidade. Graças a uma nova árvore de cames, bielas e pistões especiais de 87 mm, este S2000, passa a ser um S2300 se falarmos em termos de cilindrada. Não parando por aí, a Amuse decidiu colocar uma turbina GT30-Pro S, juntamente a um sistema de escape em titânio de alta perfomance, culminando num monstro de 626cv e um binário máximo de 53kgm!!

Para suportar esta potência, a Amuse criou uma suspensão com molas de titânio, cobertas com um conjunto de pneus Bridgestone Potenza (265/35) e umas lindíssimas jantes Volk Racing CE28N de 18 polegadas.

Já para não falar do seu interior agressivo completado por um volante Momo...

Fica assim a marca de um carro que eu gosto muito. Quem me conhece, sabe que sou um apaixonado pelo S2000, e quando pessoas tomam a iniciativa de o tornar melhor, há que dar o reconhecimento. Para terem uma melhor noção, vejam do que esta máquina é capaz, conduzida pelo incrível Keiichi Tsuchiya. Espero que gostem.
Eduardo Lopes, no Vício dos Carros
Comentários